quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vamos brincar?






Olá, amigos do Pré 2! Tudo bem com vocês?

Primeiramente, gostaríamos de agradecer a todos que já enviaram o retorno sobre as atividades da semana passada, todos os profes ficaram muito felizes em vê-los realizando nossas propostas! 

Para esta semana temos uma tarefa bem divertida! Vocês irão construir um brinquedo! Será um bilboquê, relembrando um pouco sobre a nossa história “Um amor de confusão”! Esse tipo de proposta estará desenvolvendo a coordenação motora, movimento, ritmo, bem como o processo de criação. Vamos tentar colocar o ovo no ninho?


Vocês irão precisar dos seguintes materiais:

- 1 garrafa pet (que irá representar o “ninho”);
- 1 tampinha de garrafa ou bolinha de jornal (que será o nosso “ovo”);
- 1 pedaço de barbante.

Como fazer:

Vocês deverão cortar a garrafa, conforme a imagem abaixo:



Após, fixar a tampinha ou a bolinha no barbante e então o barbante no gargalo. Pronto, agora é só começar a brincadeira! A ideia é acertar o “ovo” no “ninho”!


Se vocês desejarem “decorar” o brinquedo, como nós fizemos, poderão fazer uma dobradura de uma galinha e colar no ninho, legal né? 



Abaixo tem o link de um vídeo com o passo a passo:




 
E vocês mamãe e papai, já conheciam essa brincadeira? Que tal conhecer um pouco sobre esse brinquedo e conversar com seus filhos? Segue um pouco sobre a história desse brinquedo tão antigo:



O bilboquê é um brinquedo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e muito possivelmente também pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século XVI ele era conhecido e vendido na França. O bilboquê é uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada. É também conhecido por emboca-bola. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, tendo relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão", como por "bolinha-de-gude”, e aparece em textos desde 1534. Na França, o bilboquê era um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589) e esteve em moda na Corte de Luís XIV (1638-1715). No Japão, recebe o nome de kendama e em diversos países latino-americanos, recebe o nome de balero. (Fonte:http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2014/bilboquedo-livro-origem-dos-brinquedos.html?m=1)




Depois que vocês ficarem “craques” na brincadeira, vocês podem registrar os acertos de cada familiar, contabilizando os pontos de cada um! Esse registro poderá ser feito com riscos, bolinhas, desenhos ou até mesmo com os números!

Façam vídeos, fotos das nossas crianças realizando essa proposta e enviem para o e-mail da nossa turma:

pedacinhodoceucbp2@gmail.com


Boa diversão!

Beijos!

Profes Pré 2

Observação: Para a próxima semana, pedimos que guardem caixas/bandejas de ovos.

Um comentário:

  1. O bilboquê é um brinquedo interessante com desafios! Gostei, dá pra desenvolver a criatividade e criar o seu personalizado!

    ResponderExcluir