Olá, amigos e famílias do Pré 2! Tudo bem?
Para a nossa atividade remota dessa semana, pensamos numa proposta bem legal! Será um “Jogo de Trilha”, a partir da história contada na semana passada “A Casa Sonolenta”, lembram?!
Para este jogo, deverá ser criada uma trilha, de 1 a 15 (caso a criança já esteja reconhecendo mais números, poderão estendê-la), que poderá ser feita tanto numa folha, como no chão, riscando com giz, lascas de tijolos, etc. A família pode auxiliar na construção do percurso, porém é importante que deixem a criança fazer os registros dos números do seu jeitinho. A fim de enriquecer a estratégia, podem criar alguns espaços entre os números, com algumas orientações, como “volte 2 casas”, “avance 1 casa” e assim por diante. Ah, não esqueçam de delimitar os espaços de “saída” e “chegada”!
Caso seja escolhida a estratégia no “papel”, serão necessárias tampinhas, pedrinhas ou outro objeto para que seja possível “avançar” as “casas”, sendo um para cada jogador. Se a família possui um espaço maior e tenha escolhido a estratégia do jogo no chão, a criança e os demais participantes irão “avançar” as “casas” com o próprio corpo, ou seja, pulando nos “espaços” desenhados.
Abaixo temos algumas ideias para a construção da trilha/percurso:
(Imagem retirada de: https://novaescola.org.br/conteudo/4726/blog-de-alfabetizacao-jogos-incriveis-e-simples-para-a-alfabetizacao-matematica )
(imagem retirada do site: https://novaescola.org.br/conteudo/3603/o-sistema-de-numeracao-e-a-crianca-pequena )
No caso abaixo, a trilha foi pintada em um tecido, porém pode ser tranquilamente feita no chão, sendo riscada com giz ou outro material.
(Imagens retiradas de: https://vamosbrincar.org.br/brincadeira/trilha/ )
Assim que a trilha estiver pronta, deverão criar um dado (poderá ser usado o modelo do rolinho de papel higiênico, já utilizado anteriormente), contendo em cada face uma representação (desenho ou recorte e colagem) dos personagens da história (vovó, menino, cachorro, gato, rato, pulga).
Como será o jogo?
Serão necessários pelo menos dois participantes. O jogo funciona assim, por exemplo, ao lançar o dado, a face que cair voltada para cima seja a ilustração do gato, a criança deverá pensar: quantos “pedaços” tem a palavra gato? (Relembrando a ideia da proposta realizada em 07/08, na qual as crianças puderam perceber os “pedacinhos de sons” do seu nome).
Vamos bater palmas? GA-TO! A palavra gato tem 2 pedaços de sons, então o jogador deverá avançar 2 espaços na trilha. Essa mesma dinâmica irá ocorrer nas demais ilustrações dos personagens.
O participante que chegar primeiro até o final é o vencedor, lembrando que o principal objetivo da proposta não é competir, mas estimular as crianças a participarem de jogos de regras simples, instigando-os na consciência fonológica das sílabas, bem como em situações em que sejam incentivadas a realizarem contagem e o cálculo mental através de situações simples de soma.
Esperamos que todos se divirtam com o jogo, ampliando as aprendizagens dos nossos pequenos! Caso tenham alguma dúvida em relação à proposta, podem entrar em contato conosco!
Não esqueçam de registrar a proposta com fotos, vídeos ou relatos de como foi esse momento e nos enviar através do e-mail da turma: pedacinhodoceucbp2@gmail.com
Bom final de semana!
Com carinho,
Profes Pré 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário