OBA, VAMOS BRINCAR DE CIRCUITO?
Olá
Mirela, olá família! Tudo bem com vocês?
Nossa proposta de hoje é movimentar o
nosso corpinho, então vamos montar um circuito?
Primeiramente você deve montar o “caminho da lateralidade”. Com a ajuda de algum familiar, desenhem no chão com giz ou pedra setas em diferentes direções. Vocês também podem desenhar as setas em folhas, revistas, jornais, recortar e montar o caminho.
A ideia é ir pulando de uma seta para outra com o corpo, virando
conforme a direção da seta.
Após montar o caminho da lateralidade é hora de montar a “teia das
letras”.
Organize 4 ou 6 cadeiras e alguns metros de elástico ou
barbante. Faça duas fileiras de
cadeiras, uma em frente à outra, com uma distância de pelo menos 1 metro
separando as fileiras.
Com o elástico ou barbante faça uma teia de aranha, usando
os pés das cadeiras.
O papai e a mamãe então apresentam para a
criança as letras, neste caso a criança pode fazer as letras do alfabeto, com o
auxílio dos pais, em uma folha de ofício, papelão, cartolina entre outros e
recortá-las ou então, vocês podem usar as letras do alfabeto móvel
confeccionado em uma atividade anterior. Nesta hora os pais podem ajudar a
criança, incentivando
a identificação das letras do alfabeto e as letras do seu nome.
Depois com um prendedor de roupas, as letras deverão ser penduradas, fora de ordem, na teia.
Circuito, pronto? É hora de se divertir!
Peça
para a criança passar pelo caminho da lateralidade pulando
de uma seta para outra com o corpo, virando conforme a direção da seta.
Após ela deve entrar na teia das letras e pegar as letras do
seu nome, na ordem certa.
Dica: os pais podem sugerir que a
criança pegue as letras do nome de alguém da casa, ou as letras da palavra pai,
mãe entre outras. Vocês
podem repetir quantas vezes quiserem e também podem ir mudando a ordem das
setas e letras.
Esperamos que você se divirta muito nesse circuito!
OBJETIVOS:
Corpo, Gestos e Movimentos (CG)
Explorar
movimentos corporais, promovendo desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
(EI03CG02CB-01)
Reconhecer seus limites e movimentos por meio de expressões corporais em
diferentes situações do cotidiano.
EI01CG02CB-05)
Explorar o corpo e o ambiente consigo e com o outro, com todas as
possibilidades do meio.
(EI03CG02CB-04) Desenvolver e explorar habilidades
sensoriais e motoras, como andar, pular, correr e demais movimentos corporais.
(EI03CG02CB-06) Participar da organização de
brincadeiras e jogos, elaborando combinados.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)
EI03EF01CB-01)
Expressar suas ideias, desejos, sentimentos e necessidades por meio da
comunicação verbal e não-verbal, utilizando brincadeiras e diferentes
linguagens (corporal, musical, gestual, oral, gráfica, escrita espontânea).
(EI03EF09CB-01) Observar diferentes portadores de texto, reconhecendo as
letras do seu nome e dos colegas, despertando o interesse pelo mundo
letrado.
O eu, o outro e o nós (eo)
(EI03EO02CB-05) Reconhecer sua singularidade
na realização das atividades diárias, desenvolvendo autoconfiança e autoestima.
Compartilhem
conosco estes registros (vídeos e fotos), através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatsapp da professora.
Abraço,
Com carinho Profe Vanessa (Pré 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário