sexta-feira, 10 de julho de 2020

Vocês conhecem as Letras Poderosas?




Vocês conhecem as Letras Poderosas?

Olá, amigos e famílias do Pré 2! Tudo bem com vocês?
Na proposta dessa semana, iremos conhecer um pouco sobre algumas letras! 
As Letras Poderosas! Vocês já conhecem?
Assistam esse vídeo do “Grupo Triii” (link música AEIOU) e descubram quais são essas letras!
Letra da Música:
AEIOU
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO INÍCIO DO AMOR EU VEJO A A   A A A A A
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO PÉ DO CAFÉ EU VEJO E E    E E E E E
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO FIM DO PIAUÍ EU VEJO I I    I I I I I I
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NAS PONTAS DO OVO EU VEJO OO  O O O O O
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO MEIO DA LUA EU VEJO UU  U U U
A  A
A  A  A
E  E
E  E  E
I  I
I  I  I
O O
U U U

A  A
A  A  A
E  E
E  E  E
I  I
I  I  I
O O
U U U U U
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO INÍCIO DO AMOR EU VEJO AA AAAAA
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO PÉ DO CAFÉ EU VEJO EE EEEEE
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO FIM DO PIAUÍ EU VEJO II IIIIII
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NAS PONTAS DO OVO EU VEJO OO OOOOO
PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO MEIO DA LUA EU VEJO UU UUUUUU

E então, vocês descobriram quais são? A, E, I, O, U são as letras poderosas e normalmente chamamos elas de vogais.
 Aprenderam a fazer os movimentos de cada letra? Vocês sabiam que cada uma delas é “poderosa”, pois tem o seu nome igual ao som que fazem! Não é legal?


Agora, vocês vão escrever o seu nome e irão identificar essas letras poderosas! Quantas letras tem o nome de vocês? Quantas são as “poderosas” (vogais) quantas são as “não poderosas” (consoantes)?
Por exemplo, no nome da Profe:
MARIANA = poderosas A  /    I
Quantas poderosas? = 4 no total ( 3= A   1= I)
Quantas não-poderosas? 3 ( M/R/N )
Quantas letras tem ao total no nome MARIANA? 7 letras

Depois de identificarem as poderosas do seu nome, cada criança vai criar um personagem de “super herói” ou “super heroína”, que terão poderes especiais, de acordo com o nome de cada um!
Por exemplo, a “super heroína” da profe MARIANA terá 4 poderes (de acordo com as vogais):
M A R I A N A
A – AMIZADE
I - IMAGINAÇÃO
A- AMOR
A- ALEGRIA
E então, em uma folha branca cada um vai fazer um desenho bem lindo do seu super herói, escrever o seu nome (nome da criança) identificando as letras poderosas (como no exemplo acima). Com a ajuda dos familiares, as crianças vão pensar em alguns super poderes especiais para escrever e depois ilustrar!
Neste tipo de proposta as crianças estarão fazendo o reconhecimento das vogais e seus sons, aprimorando suas noções de contagem, comparando quantidades, além de estarem desenvolvendo a consciência fonológica ao fazerem relações entre palavras e suas respectivas iniciais.
Aguardamos ansiosos pelo retorno de todos através do e-mail pedacinhodoceucbp2@gmail.com !
Esperamos que se divirtam muito com essas propostas! Não esqueçam de guardar essa atividade na caixa dos tesouros, assim como nossas demais construções!!
 Se cuidem, cuidem dos seus familiares!  Em caso de dúvidas, podem contatar o e-mail da turma!
Bom final de semana!
Profes Pré 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário