sexta-feira, 14 de maio de 2021

EXPLORANDO AS LETRAS PODEROSAS DO MEU NOME!

 


Explorando as letras poderosas do meu nome!

Olá, amigos e famílias do Pré 2! Tudo bem com vocês?

Na proposta dessa semana, iremos relembrar a história “A Magia do Alfabeto” e conhecer um pouco mais sobre algumas letras bem importantes! As Letras Poderosas! Elas são as únicas letrinhas que permaneceram no castelo das letras, a pedido da Fada Rosinha! Vocês ainda lembram?

Bem, se vocês ainda lembram, assistam ao vídeo abaixo, com a música “AEIOU”, do “Grupo Triii” ! Se vocês não estão lembrando, peço que assistam novamente o vídeo da história (A Magia do Alfabeto - postada em 16.04) e então venham conhecer esta música!

Grupo Triii - A E I O U


Letra da Música:

AEIOU

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO INÍCIO DO AMOR EU VEJO A A   A A A A A

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO PÉ DO CAFÉ EU VEJO E E    E E E E E

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO FIM DO PIAUÍ EU VEJO I I    I I I I I I

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NAS PONTAS DO OVO EU VEJO OO  O O O O O

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO MEIO DA LUA EU VEJO UU  U U U

A  A

A  A  A

E  E

E  E  E

I  I

I  I  I

O O

U U U

 

A  A

A  A  A

E  E

E  E  E

I  I

I  I  I

O O

U U U U U

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO INÍCIO DO AMOR EU VEJO AA AAAAA

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO PÉ DO CAFÉ EU VEJO EE EEEEE

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO FIM DO PIAUÍ EU VEJO II IIIIII

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NAS PONTAS DO OVO EU VEJO OO OOOOO

PROCURANDO BEM EU SEI QUE TEM NO MEIO DA LUA EU VEJO UU UUUUUU

E então, vocês gostaram de conhecer a música das letras poderosas? Aprenderam o gesto de cada letra?

 A, E, I, O, U são as letras poderosas e normalmente as chamamos de vogais! Na história das fadinhas, essas foram as únicas letras que mantiveram os seus sons, mesmo quando estão sozinhas! Ah, e o nome delas é igual ao som que fazem, não é legal?

Na proposta desta semana, depois de conhecer a música “AEIOU”, aprender os gestos de cada letra, vocês deverão montar o seu nome, (utilizando as letras móveis confeccionadas na proposta do dia 16/04) e identificar essas letras poderosas nele! 

Quantas letras poderosas têm no nome de vocês? 

Quantas são poderosas (vogais)? 

Quantas são as não poderosas (consoantes)?

Por exemplo, no nome da profe Mari:




MARIANA

Quantas letras tem ao total no nome MARIANA? 7 letras

Quantas poderosas? = 4 no total ( 3= A   1= I)

Quantas não-poderosas? 3 ( M/R/N )

Depois de explorar bastante as diferentes letrinhas e sons do seu nome, será que conseguem realizar este desafio?

Procurem objetos, brinquedos, utensílios na sua casa, que iniciam com o mesmo som das vogais do seu nome!

A profe Mari encontrou diferentes objetos em sua casa, que iniciam com as vogais do seu nome:

As crianças que já estiverem mais familiarizadas com as letras e seus sons, podem se desafiar e procurar também os objetos relacionados às consoantes!

Esperamos que as crianças se divirtam com essas propostas, realizando lindas descobertas!  Realizem os registros através de fotos ou vídeos, nos relatando como foi este momento!

Objetivos:

·       Corpo, Gestos e Movimentos (CG)

(EI03CG02CB-03) Participar de brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias e atividades artísticas, realizando movimentos corporais propostos, em diferentes situações de aprendizagem.

·       Traços, Sons, Cores e Imagens (TS)

(EI03TS01CB-04) Utilizar a linguagem corporal para expressar-se a partir de diversos estímulos como música, dramatização, imagens, fantasias e histórias.

·       Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)

(EI03EF03CB-01) Problematizar a relação entre imagem, símbolos e escrita, levantando hipóteses.

(EI03EF09CB-03) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos.

Compartilhem conosco estes registros, através do e-mail da turma:  pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatsapp da professora                                                  Mariana (tarde).

Abraços,

Com carinho Profe Mari (Pré 2 - Tarde)


Nenhum comentário:

Postar um comentário