segunda-feira, 7 de junho de 2021

CONHECENDO O TANGRAM!

 Semana do dia 07 a 11 de junho de 2021

CONHECENDO O TANGRAM!


Olá, famílias e amigos do Pré 2, tudo bem com vocês? Na proposta dessa semana, iremos relembrar um pouco sobre as formas geométricas, nos divertir e aprender sobre um jogo especial: o Tangram! 

 

MAS AFINAL, O QUE É TANGRAM? 

 

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 

De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos. 

O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina. 

 

Tangram 

(Texto e imagem extraídos de: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/tangram) 

 

Agora que vocês já conheceram um pouco sobre esse jogo incrível, que tal explorá-lo? 

Vocês irão confeccionar o seu próprio Tangram! Para isso vocês poderão utilizar como molde uma folha de ofício (A4) e fazer as dobraduras conforme as marcações indicadas abaixo (Imagem 1), imprimir o molde abaixo (Imagem 2) e reproduzi-lo em um material resistente (papelão, folha de desenho, bandeja de isopor, etc.) ou ainda buscar um exemplar impresso em folha de desenho em nossa escola

 

Imagem 1: 

(Imagens disponíveis em: https://www.google.com/urlsa=i&url=http%3A%2F%2Fportaldoprofessor.mec.gov.br%2FfichaTecnicaAula.html) 



Imagem 2 

(Imagem disponível em: https://www.google.com/url? sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.pinterest.com%2Fpin%2F519251032032197247%2F&psig=AOvVaw30GRA_Su1HDzTB7fty 79r4&ust=1600387157438000& source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKDT1PXw7usCFQAAAAAdAAAAABAD) 



Ao preparar o material, antes de recortá-lo, as crianças deverão colorir cada uma das formas geométricas, a fim de diferenciar as peças. Lembrem-se: vocês irão encontrar 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo! 

 

Assim que o jogo estiver pronto, é só se divertir explorando livremente ou montando figuras, a partir das imagens abaixo: 

 

(Imagem disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.educacaoetransformacao.com.br%2Ftangram-para-imprimir) 



E então, pessoal, que imagens vocês criaram? As professoras estão curiosas para saber...lembrando que vocês precisam utilizar sempre as 7 peças do jogo do Tangram!! Vamos lá!! 

 

Para explorar ainda mais este jogo incrível, abaixo temos o link de um Jogo online sobre o Tangram! Explorem e depois contem para as profes como foi esta experiência! 

 

https://games.cdn.famobi.com/html5games/k/kids-tangram/v090/?fg_domain=play.famobi.com&fg_aid=A1000-1&fg_uid=46556e46-e423-4880-bed1-ed0b68b8c76e&fg_pid=4638e320-4444-4514-81c4-d80a8c662371&fg_beat=095&fbclid=IwAR0Sw46nMiycdtqppdW8ZmlKIcSTXwp1FtkokIibUZt8aDqQR8kZeaCTB98&original_ref=https%3A%2F%2Fl.facebook.com%2F 

 

Esperamos que os nossos pequenos se divirtam com o Tangram e façam muitas descobertas!



Objetivos:


O eu, o outro e o nós (EO)

(EI03EO02CB-01) Agir de modo independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades. 

 

         Traços, Sons, Cores e Formas (TS)

 (EI03TS02CB-02) Explorar e manipular as formas, criando novas possibilidades de utilização das mesmas. 

 

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (ET) 

(EI03ET05CB-02) Identificar e nomear figuras geométricas em seu cotidiano, estabelecendo diferenciações e semelhanças entre plano e sólido. 


Registrem esse momento com vídeos, fotos, relatos e compartilhem conosco estes registros, através do e-mail da turma:  pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatsapp da professora Mariana (tarde) e da professora Vanessa (manhã).

Abraços, 

Com carinho, Profe Vanessa e Mari (Pré 2 Manhã e Tarde)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário