Semana do dia 03 a 07 de maio de 2021
DETETIVE DAS LETRAS E NÚMEROS!
Olá, amigos e famílias do Pré 2! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Estamos muito contentes com todos os retornos enviados por vocês!
Como nas semanas anteriores vocês já conheceram um pouco mais sobre as letras e os números, relembrando a história “A Magia do Alfabeto”, narrada por Suerlene Santos, para esta semana pensamos em uma proposta bem divertida e instigante, envolvendo estes elementos especiais!
(imagem disponível em: http://marialiberaci.blogspot.com/2012/05/historia-magia-do-alfabeto-pre.html)
Vocês se lembram que na história algumas letras escaparam para ir a uma festa no castelo dos números? Foi a maior confusão, mas a Fada Rosa e a Fada Azul conseguiram resolver tudo! E vocês, será que conseguiriam organizar essa bagunça, separando as letras e os números?
Que tal brincarmos de “detetive das letras e números”?
Para esta brincadeira, será necessário utilizar o alfabeto móvel já confeccionado por vocês, assim como confeccionar fichas contendo os numerais do 1 ao 10.
Se for possível, essas fichas poderão ser confeccionadas no mesmo padrão do alfabeto móvel. Por exemplo, se o alfabeto móvel foi confeccionado de tampinhas, produzir os números também em tampinhas, caso seja feito em papelão, fazer os números também no papelão.
Exemplo:
Como será a brincadeira?
Essa proposta consiste em uma pessoa esconder pela casa (pode ser espaço interno ou externo) algumas fichas de letras e números que deverão ser encontrados pela criança, de acordo com orientações de “quente” (significa que está próxima do objeto) ou “frio” (significa que está longe do objeto).
A ideia é que, pelo menos duas pessoas participem da dinâmica, sendo uma delas a criança! Quando encontrar as fichas escondidas, a criança deverá dizer se esta se refere a uma letra ou número e dizer o seu nome, caso já reconheça. Exemplo.: Encontrei duas fichas, uma é a letra “S” e a outra é o número “3”.
Para esta brincadeira não é necessário utilizar todo o alfabeto e todas as fichas de números de uma vez. Podem iniciar usando as letras dos nomes das crianças, que são mais fáceis de reconhecer e, aos poucos, ir dificultando a brincadeira! Ao final da brincadeira, depois de encontrar todas as fichas/tampinhas, peça para a criança separar este material, classificando o que são letras e o que são números, diferenciando-os.
Exemplo:
Essa atividade poderá ser feita dentro de casa ou no pátio, de acordo com os espaços disponíveis de cada família! Esperamos que todos se divirtam muito!
Lembrando: Famílias, não realizem a proposta pela criança, somente deem as orientações! Depois nos relatem como foi este momento para que possamos acompanhar o desenvolvimento da criança.
Agora que vocês já vivenciaram bastante esta proposta, que tal realizar o desafio do jogo online preparado pelas professoras?
Mais uma vez: Famílias, somente expliquem o jogo!! Vocês irão se surpreender com os seus filhos!
OBJETIVOS:
Corpo, Gestos e Movimentos (CG)
(EI03CG02CB-06) Participar da organização de brincadeiras e jogos, elaborando combinados.
Explorar movimentos corporais, promovendo desenvolvimento da motricidade ampla, lateralidade e atenção aos comandos.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)
(EI03EF03CB-01) Problematizar a relação entre imagem, símbolos e escrita, levantando hipóteses.
Reconhecer e nomear as letras e os números, diferenciando-os.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (ET)
(EI03ET05CB-01) Classificar, seriar e nomear objetos de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Nos contem como foi este momento, registrando através de fotos, vídeos e relatos e compartilhando conosco através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatsapp das professoras. Boa diversão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário