EXPLORANDO OS
NÚMEROS DO CASTELO DA FADINHA AZUL
Olá amigos e
famílias do Pré 2, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem e com saúde. Estamos muito felizes com os retornos das
propostas que temos recebido!
E então vocês lembram a história “A magia do
alfabeto”? Nessa história existia um reino encantado com 2
castelos, um castelo era o das letras, chamado de castelo alfabeto e esse
castelo era comandado pela fada Rosinha. O outro castelo era o castelo onde viviam
os números, quem cuidava dele era a fada Azul.
Nós
já exploramos e aprendemos mais sobre o reino das letras, então que tal
aprendermos hoje sobre os números do castelo da fada Azul?
Para
essa brincadeira de exploração dos números e suas respectivas quantidades você
vai precisar dos seguintes materiais:
- 1
cesto, balde, bacia ou caixa;
-10 bolas
pequenas de brinquedo (pode substituir por bolas confeccionadas com meia, jornal,
revista ou algum outro papel que tenham em casa.)
-
corda ou fita
(imagem
disponível em: https://revistacrescer.globo.com/amp/Superfacil/noticia/2017/11/superfacil-cesta-de-basquete-com-material-reciclado.html)
Como
brincar?
Escolha
um local para posicionar o cesto, dando uma distância. Marque uma linha no chão
utilizando a corda ou a fita.
Dica:
Conforme a criança for brincando essa distância pode ser aumentada,
dificultando e desafiando mais os nossos pequenos.
A
criança então deverá se posicionar na linha marcada e arremessar as bolas, uma
de cada vez.
(imagem
disponível em: https://emeipeterpan.blogspot.com/2011/04/brincando-de-bola-ao-cesto.html?m=1
Após
arremessar é hora de ver quantas bolas acertou no balde e quantas caíram fora
dele. Faça para a criança os questionamentos?
-quantas
bolas você acertou no cesto?
-quantas
bolas caíram?
-tem
mais bola dentro ou fora do cesto?
Vocês
podem repetir quantas vezes desejarem e essa atividade pode ser realizada só
pela criança ou por mais participantes. Quanto maior o número de jogadores,
mais divertida e desafiadora fica a brincadeira.
Conforme cada jogador
for arremessando as bolas, façam o registro em uma folha ou quadro das quantidades de
bolas que caíram dentro e fora do balde através de desenho e o número, para
depois realizarem as comparações.
Caso a criança realize a brincadeira sozinha, ela pode realizar o registro de cada rodada e fazer a comparação entre cada jogada.
Após realizarem a
brincadeira dos arremessos e o registro, é hora de realizar as comparações,
fazer a contagem de bolas dentro e fora do cesto. Então faça os
questionamentos, observando os registros:
- Quantas bolas você
acertou dentro do cesto? Quantas bolas caíram fora do cesto?
-Quantas bolas o
“jogador A” acertou dentro do balde? Quantas caíram fora do cesto?
-Quem acertou mais
bolas dentro do cesto? Quem arremessou mais fora do cesto?
Esperamos que todos se divirtam e aprendam muito
com essa brincadeira bola no cesto!
Objetivos:
·
Reconhecer seus limites e movimentos por meio de
expressões corporais em diferentes situações de aprendizagem;
·
Participar de brincadeiras e jogos realizando
movimentos corporais propostos, em diferentes situações de aprendizagem;
·
Registrar observações, usando múltiplas
linguagens (desenho, registro por números), utilizando tabelas;
·
Relacionar números e suas respectivas
quantidades, identificando antecessor e sucessor dentro de uma sequência de
forma oral, visual e concreta;
·
Fazer
correspondência termo a termo por meio do manuseio de objetos e materiais
concretos;
·
Construir através do lúdico a contagem oral,
relacionando quantidades.
·
Participar de situações em que seja estimulada a
realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração;
Compartilhem
conosco os registros das propostas e como foi a realização da atividade,
através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatssap das professoras.
Um abraço, Profes Vanessa (manhã) e Mari
(tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário