DO NASCIMENTO AO VOO... A HISTÓRIA DE
UM PÁSSARO!
Olá
amigos, olá famílias! Tudo bem com vocês?
Hoje
tenho uma novidade bem legal para compartilhar com vocês. Durante nossas
brincadeiras no pátio a turma do presencial encontrou um ninho do pássaro “João
de Barro” em uma árvore da nossa escola, o que despertou um grande interesse e
curiosidade pelo pássaro.
Olha
só o ninho que tem na nossa escola:
A
partir dessa curiosidade da turma, estaremos trabalhando ao longo das próximas
semanas os pássaros, em especial o João de Barro e claro você estará
desenvolvendo o projeto juntinho com a gente.
Você conhece o pássaro João de Barro? Tem
algum ninho perto da sua casa? O que sua família sabe sobre esse pássaro? Vamos
conhecer ele?
Este é
o pássaro João de barro:
(imagem disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o-de-barro )
Este passarinho
recebeu esse nome João de barro por construir seu ninho sua casa a base de
barro. Ele é um passarinho muito conhecido entre as pessoas por ter fama de
passarinho construtor e inteligente. Em nossa cidade é possível ver diversas casas de João de barro
em postes de fios elétricos, em árvores, telhados de casa ou de prédios, por
isso ele foi escolhido como ave símbolo do nosso município de Campo Bom, que
legal né!?
Para
você conhecer mais sobre ele, assista ao vídeo da história: "O João-de-Barro" de Neide Simões e Suzana
Facchini.
https://www.youtube.com/watch?v=yfr4IEys62o
Gostaram
da história? Quantas descobertas não é mesmo!?
Então
nos envie um vídeo contando sobre o que você descobriu através desta história.
E agora, que tal confeccionar este pássaro com
a ajuda da mamãe ou do papai.
Para a confecção vocês podem usar diferentes
materiais, como sucata, tecido, penas... Usem e abusem da criatividade!
Estaremos ansiosos para receber o
retorno e ver o João de Barro confeccionado por vocês.
OBJETIVOS:
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (ET)
-Conhecer
as características, hábitos alimentares e sobre a casa do pássaro, ninho. - Conhecer
e compreender o ciclo de vida do pássaro; -Conhecer
a utilidade do pássaro e suas características;
|
Corpo, Gestos e Movimentos (CG)
-Aprimorar a coordenação motora fina e noção de espaço, percebendo limites;
Traços, Sons, Cores e Formas (TS)
EI03TS02CB-01) Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais, a partir da nossa cultura.
(EI03TS02CB-08) Vivenciar
experiências com materiais artísticos não convencionais e diferentes suportes,
favorecendo a expressividade pessoal com situações individuais e coletivas.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)
-Participar de horas do conto, valorizando a literatura como fonte de
prazer e entretenimento;
(EI03EF01CB-06) Familiarizar-se com
a cultura local através de diferentes linguagens e expressões.
(EI03EF02CB-03) Ampliar a linguagem
e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a
criatividade, a compreensão, a interpretação.
Compartilhem
conosco estes registros (vídeos e fotos), através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatsapp da professora.
Abraço,
Com carinho Profe Pré 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário