sexta-feira, 16 de abril de 2021

BRINCANDO COM AS LETRAS E NOMES

 Semana do dia 12 a 16 de abril de 2021.

BRINCANDO COM AS LETRAS E NOMES

 

Olá amigos e famílias do Pré 2, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem e com saúde. Estamos com muitas saudades de vocês, das nossas rodas de conversas, brincadeiras, de explorar o pátio, de ouvir uma história... humm falando em história, que tal ouvir uma história?

O nome da história é “A Magia do alfabeto”, disponível em vídeo, através do link https://youtu.be/1jKDxNNLIUc


E aí, gostaram da história? Que alegria ouvir uma história cheia de encantos, com fadas e castelos não é mesmo?

Com a ajuda da Fada Rosinha e da Fada Azul, descobrimos como as letras são importantes no nosso dia a dia e que elas são divididas em vogais e consoantes.

As letras e números estão presentes em vários lugares como nos livros, revistas, nas placas, no controle da tv, no celular, no computador, nas receitas dos bolos e elas nos ajudam a entender o que devemos fazer e explicar o que queremos dizer através da escrita.

Propostas de Atividades:

·        Então peça para a criança observar, procurar a sua volta em casa, onde elas conseguem encontrar letras e números.

Após explique para a criança que as letras são muito importantes que elas estão presentes em quase tudo na nossa vida inclusive na escrita do nome de cada pessoa.

·        Agora que a criança descobriu a importância das letras, do alfabeto, que tal montar um alfabeto móvel para a criança brincar, explorar cada letra, montar palavras...

O objetivo do alfabeto móvel é fazer com que as crianças visualizem as letras por meio de brincadeiras e se familiarizem com o formato delas. Além disso, ele auxilia no processo da escrita, na identificação de letra inicial, letra final, número de letras e muito mais.

 

Para a confecção do alfabeto móvel pode ser usado o material que a família tem em casa, por exemplo, pedrinhas, tampa de garrafa, cartolina, espaguete de espuma, papelão, bandeja de isopor ou pizza, enfim pode ser utilizado qualquer material é só usar a criatividade. Lembrem-se: a criança precisa participar da construção do jogo!

Aqui estão alguns exemplos:




(imagem disponível em: https://br.pinterest.com/mnicavalerialag/alfabeto-m%C3%B3vel/)



(imagem disponível em: https://www.facebook.com/EDI-0918804-Renan-de-Souza-Leal-1446074732312527/photos/pcb.2621587064761282/2621584734761515/





(imagem disponível em: https://www.ideiacriativa.org/2014/02/alfabeto-movel-de-reciclagem.html)





(imagem disponível em: https://www.facebook.com/papodaprofessoradenise/posts/alfabeto-de-espaguete-de-piscina-/1815973771980085/)

Após a confecção do alfabeto móvel é hora de explorar e brincar. Peça para que a criança procure as letras do seu nome e o escreva. Caso a criança ainda não reconheça, não saiba escrever o nome sozinha, escreva o nome da criança em um papel e peça para ela montar logo ao lado o seu nome com o alfabeto móvel.


(imagem disponível em: http://www.vitoriaregia.net/multimidia/construcao-do-nome-com-alfabeto-movel-grupo-4-turma/)

Aproveitem para observar e contar “quantas letras tem o seu nome?” “quais letras são iguais?”, “quais letras são diferentes?”, “Quantas vogais tem o seu nome?” e consoantes?”

·                    Depois de explorar o seu nome, que tal matar a saudade dos amigos e aprender a escrita do nome dos mesmos através de um jogo?

As professoras prepararam um jogo da memória online com as fotos e nome dos amigos é só clicar no link, jogar e se divertir!

JOGO DA MEMÓRIA P2 MANHÃ:  https://wordwall.net/play/13797/272/680

JOGO DA MEMÓRIA P2 TARDE: https://wordwall.net/play/13983/476/494


Desafio: Tem algum amigo que o nome começa com a mesma letra que o seu nome? Tente escrever o nome dele com o alfabeto móvel, caso não tenha nenhum amigo, escolha algum colega e tente escrever o nome dele.

Observação: O alfabeto móvel confeccionado deve ser guardado, pois o mesmo será usado em outras atividades.

 

Objetivos:

-Apreciar e compreender o enredo da história;

-Compreender a função social da escrita em seu cotidiano (rótulos, placas, etc);

-Ampliar os conhecimentos sobre a escrita do seu nome, identificando as características de cada letra;

-Formular suas escritas (espontâneas) com a utilização de letras;

-Observar, reconhecendo as letras do seu nome e dos colegas, despertando o interesse pelo mundo letrado.

 -Memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio lógico.

 

Compartilhem conosco os registros das propostas (com vídeos, fotos) nos contando como foi este momento, através do e-mail da turma:  pedacinhodoceuturmap2@gmail.com  ou no whats da professora.

 

                               Um abraço, Profes Vanessa (manhã) e Mari (tarde)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário