sexta-feira, 30 de abril de 2021

EXPLORANDO OS NÚMEROS DO CASTELO DA FADINHA AZUL

 


EXPLORANDO OS NÚMEROS DO CASTELO DA FADINHA AZUL

 

Olá amigos e famílias do Pré 2, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem e com saúde. Estamos muito felizes com os retornos das propostas que temos recebido!

E então vocês lembram a história “A magia do alfabeto”? Nessa história existia um reino encantado com 2 castelos, um castelo era o das letras, chamado de castelo alfabeto e esse castelo era comandado pela fada Rosinha. O outro castelo era o castelo onde viviam os números, quem cuidava dele era a fada Azul.

Nós já exploramos e aprendemos mais sobre o reino das letras, então que tal aprendermos hoje sobre os números do castelo da fada Azul?

Para essa brincadeira de exploração dos números e suas respectivas quantidades você vai precisar dos seguintes materiais:

- 1 cesto, balde, bacia ou caixa;

-10 bolas pequenas de brinquedo (pode substituir por bolas confeccionadas com meia, jornal, revista ou algum outro papel que tenham em casa.)

- corda ou fita


(imagem disponível em: https://revistacrescer.globo.com/amp/Superfacil/noticia/2017/11/superfacil-cesta-de-basquete-com-material-reciclado.html)

Como brincar?

Escolha um local para posicionar o cesto, dando uma distância. Marque uma linha no chão utilizando a corda ou a fita.

Dica: Conforme a criança for brincando essa distância pode ser aumentada, dificultando e desafiando mais os nossos pequenos.

A criança então deverá se posicionar na linha marcada e arremessar as bolas, uma de cada vez.

(imagem disponível em: https://emeipeterpan.blogspot.com/2011/04/brincando-de-bola-ao-cesto.html?m=1

Após arremessar é hora de ver quantas bolas acertou no balde e quantas caíram fora dele. Faça para a criança os questionamentos?

-quantas bolas você acertou no cesto?

-quantas bolas caíram?

-tem mais bola dentro ou fora do cesto?

Vocês podem repetir quantas vezes desejarem e essa atividade pode ser realizada só pela criança ou por mais participantes. Quanto maior o número de jogadores, mais divertida e desafiadora fica a brincadeira.

Conforme cada jogador for arremessando as bolas, façam o registro em uma folha ou quadro das quantidades de bolas que caíram dentro e fora do balde através de desenho e o número, para depois realizarem as comparações.

Caso a criança realize a brincadeira sozinha, ela pode realizar o registro de cada rodada e fazer a comparação entre cada jogada.

Após realizarem a brincadeira dos arremessos e o registro, é hora de realizar as comparações, fazer a contagem de bolas dentro e fora do cesto. Então faça os questionamentos, observando os registros:

- Quantas bolas você acertou dentro do cesto? Quantas bolas caíram fora do cesto?

-Quantas bolas o “jogador A” acertou dentro do balde? Quantas caíram fora do cesto?

-Quem acertou mais bolas dentro do cesto? Quem arremessou mais fora do cesto?

Esperamos que todos se divirtam e aprendam muito com essa brincadeira bola no cesto!

 

Objetivos:

·         Reconhecer seus limites e movimentos por meio de expressões corporais em diferentes situações de aprendizagem;

·         Participar de brincadeiras e jogos realizando movimentos corporais propostos, em diferentes situações de aprendizagem;

·         Registrar observações, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números), utilizando tabelas;

·         Relacionar números e suas respectivas quantidades, identificando antecessor e sucessor dentro de uma sequência de forma oral, visual e concreta;

·         Fazer correspondência termo a termo por meio do manuseio de objetos e materiais concretos;

·         Construir através do lúdico a contagem oral, relacionando quantidades.

·         Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração;

 

Compartilhem conosco os registros das propostas e como foi a realização da atividade, através do e-mail da turma:  pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatssap das professoras.

                                   Um abraço, Profes Vanessa (manhã) e Mari (tarde)

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

CRIANDO HISTÓRIAS, BRINCANDO COM A IMAGINAÇÃO!


Semana do dia 19 a 23 de abril de 2021 


Criando histórias, brincando com a imaginação! 

 

Olá amigos e famílias do Pré 2! Como vocês estão? Esperamos que estejam todos bem! Estamos muito felizes com os retornos das propostas que temos recebido!


Também gostaríamos de agradecer a todas as crianças que participaram em nosso primeiro encontro das turmas do Pré 2! Sempre é muito gratificante rever cada rostinho, poder nos divertirmos juntos, diminuindo assim um pouquinho da nossa saudade!


E então, vocês gostaram da história ouvida na semana passada “A Magia do Alfabeto”? Aprenderam um pouquinho mais sobre as letras e os números? Quem não gosta de ouvir histórias, não é mesmo? E aprender através das histórias pode ser muito divertido! 

Para essa semana, preparamos uma proposta na qual os nossos pequenos deverão soltar a imaginação e criar suas próprias histórias! Deixem que as crianças improvisem e criem as suas narrativas ou ainda façam suas próprias versões de histórias já conhecidas!  

 

 

(Imagem disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4124/recontando-a-historia-com-objetos-e-acessorios) 

 

 

 

Como será a proposta: 

As crianças irão contar a história utilizando objetos, brinquedos, acessórios, imagens recortadas de revistas ou ainda usar fotografias suas e de seus familiares, tornando a dinâmica ainda mais interessante! 

Para isso, selecionem previamente 5 objetos ou imagens. Os familiares poderão auxiliar os nossos pequenos na escolha destes objetos e imagens que irão fazer parte da história!  

Esses objetos/imagens deverão ficar em uma caixa (ou uma sacola, lata, pote, etc) e sendo retirados de forma aleatória e incorporados à narrativa de maneira criativa! 

Caso as crianças precisem ser encorajadas para dar início à proposta, algum familiar poderá iniciar a história retirando o primeiro objeto/imagem e a criança deverá dar continuidade!  

Exemplo: O familiar retira um urso de pelúcia e diz “Era uma vez um urso que vivia numa floresta”, a criança então retira o próximo objeto, por exemplo, um óculos, e continua a história: “um dia esse urso estava passeando e encontrou um óculos mágico” e então outro objeto será retirado e incorporado à história, dando continuação à mesma!  

Estabelecer essas relações entre os objetos ou imagens e a história, auxilia na aprendizagem, na organização do pensamento e da fala e também exige reflexão dos pequenos, que devem perceber a ordem da história e a sequência dos fatos! 

Importante! 

Para que possamos acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa proposta, gostaríamos que o registro fosse enviado através de um vídeo da criança contando a sua história! 

Após criarem as suas histórias orais, os pequenos também deverão registrar as suas narrativas através de um desenho ou de um relato escrito pela família e narrado pela criança! Esse registro deve ser enviado junto com as fotos e vídeos! 

Objetivos: 

 

  • Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão, a interpretação. 

 

  • Narrar e dramatizar contos e histórias com diferentes materiais lúdicos. 

 

  • Contar e recontar histórias, organizando o seu pensamento, respeitando a ordem cronológica dos fatos, bem como reconhecendo cada personagem e a intencionalidade de suas ações. 

 

  • Compreender a função social da escrita, percebendo que as narrativas orais podem ser registradas. 

 

  • Estimular a motricidade fina, expressando-se por meio de desenhos a partir da história criada. 

  

Esperamos que todos se divirtam muito, usando a imaginação e a criatividade! 


Compartilhem conosco os registros das propostas e como foi a realização da atividade, através do e-mail da turma:  pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou whatssap das professoras. 

 

                                                    Um abraço, Profes Vanessa (manhã) e Mari (tarde)