Semana do dia 12 a 16 de abril de 2021.
BRINCANDO COM AS LETRAS E NOMES
Olá amigos e famílias do Pré 2, tudo bem com vocês? Esperamos que todos
estejam bem e com saúde. Estamos com muitas saudades de vocês, das nossas rodas
de conversas, brincadeiras, de explorar o pátio, de ouvir uma história... humm
falando em história, que tal ouvir uma história?
O nome da história é “A Magia do alfabeto”, disponível em vídeo, através do link https://youtu.be/1jKDxNNLIUc
E
aí, gostaram da história? Que alegria ouvir uma
história cheia de encantos, com fadas e castelos não é mesmo?
Com a ajuda da Fada
Rosinha e da Fada Azul, descobrimos como as letras são importantes no nosso dia
a dia e que elas são divididas em vogais e consoantes.
As letras e números estão
presentes em vários lugares como nos livros, revistas, nas placas, no controle
da tv, no celular, no computador, nas receitas dos bolos e elas nos ajudam a
entender o que devemos fazer e explicar o que queremos dizer através da escrita.
Propostas de Atividades:
·
Então peça para a criança observar, procurar a sua volta em casa,
onde elas conseguem encontrar letras e números.
Após explique para a
criança que as letras são muito importantes que elas estão presentes em quase
tudo na nossa vida inclusive na escrita do nome de cada pessoa.
·
Agora que a criança descobriu a importância das letras, do
alfabeto, que tal montar um alfabeto móvel para a criança brincar, explorar cada
letra, montar palavras...
O objetivo do alfabeto móvel é fazer com que as crianças
visualizem as letras por meio de brincadeiras e se familiarizem com o formato
delas. Além disso, ele auxilia no processo da escrita, na identificação de
letra inicial, letra final, número de letras e muito mais.
Para a confecção do
alfabeto móvel pode ser usado o material que a família tem em casa, por
exemplo, pedrinhas, tampa de garrafa, cartolina, espaguete de espuma, papelão,
bandeja de isopor ou pizza, enfim pode ser utilizado qualquer material é só
usar a criatividade. Lembrem-se: a criança precisa
participar da construção do jogo!
Aqui estão alguns
exemplos:
(imagem
disponível em: https://br.pinterest.com/mnicavalerialag/alfabeto-m%C3%B3vel/)
(imagem disponível em: https://www.facebook.com/EDI-0918804-Renan-de-Souza-Leal-1446074732312527/photos/pcb.2621587064761282/2621584734761515/
(imagem
disponível em: https://www.ideiacriativa.org/2014/02/alfabeto-movel-de-reciclagem.html)
(imagem
disponível em: https://www.facebook.com/papodaprofessoradenise/posts/alfabeto-de-espaguete-de-piscina-/1815973771980085/)
Após a confecção do alfabeto móvel é hora de explorar e brincar. Peça para que a criança procure as letras do seu nome e o escreva. Caso a criança ainda não reconheça, não saiba escrever o nome sozinha, escreva o nome da criança em um papel e peça para ela montar logo ao lado o seu nome com o alfabeto móvel.
(imagem disponível em: http://www.vitoriaregia.net/multimidia/construcao-do-nome-com-alfabeto-movel-grupo-4-turma/)
Aproveitem para
observar e contar “quantas letras tem o seu nome?” “quais letras são iguais?”,
“quais letras são diferentes?”, “Quantas vogais tem o seu nome?” e consoantes?”
·
Depois de explorar o seu nome, que tal matar a saudade
dos amigos e aprender a escrita do nome dos mesmos através de um jogo?
As professoras
prepararam um jogo da memória online com as fotos e nome dos amigos é só clicar
no link, jogar e se divertir!
JOGO DA MEMÓRIA
P2 MANHÃ: https://wordwall.net/play/13797/272/680
JOGO DA MEMÓRIA P2 TARDE: https://wordwall.net/play/13983/476/494
Desafio: Tem algum
amigo que o nome começa com a mesma letra que o seu nome? Tente escrever o nome
dele com o alfabeto móvel, caso não tenha nenhum amigo, escolha algum colega e
tente escrever o nome dele.
Observação: O alfabeto móvel confeccionado deve ser guardado, pois o
mesmo será usado em outras atividades.
Objetivos:
-Apreciar e compreender o enredo da história;
-Compreender a função social da
escrita em seu cotidiano (rótulos, placas, etc);
-Ampliar
os conhecimentos sobre a escrita do seu nome, identificando as características
de cada letra;
-Formular suas escritas (espontâneas) com a utilização de letras;
-Observar, reconhecendo as letras do seu nome e dos colegas, despertando o interesse pelo mundo letrado.
-Memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o
raciocínio lógico.
Compartilhem conosco os registros das propostas (com vídeos, fotos) nos
contando como foi este momento, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap2@gmail.com ou no whats da professora.
Um abraço,
Profes Vanessa (manhã) e Mari (tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário